terça-feira, 17 de junho de 2014

3 Filmes - Johnny Depp

Enquanto na procura de algum filme para ver, decidi começar a fazer algo nessas férias: pegarei meus atores favoritos e, assistirei 3 filmes deles. 3 filmes esses, que nunca assisti antes.

O primeiro desses atores foi Johnny Depp.
Eu sou um grande fã do Johnny Depp (todos meus amigos sabem disso), e já vi vários filmes dele: Piratas do Caribe, Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas, O Cavaleiro Solitário, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Sombras da Noite, Rango, A Noiva Cadáver, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Edward Mãos de Tesoura.

Mas, mesmo tendo assistido uma grande quantidade, ainda obviamente me faltam muitos. E, os 3 escolhidos por mim foram, na verdade, filmes com uma clima bem parecido. Ambos tem um lado sombrio e, de suspense. Vamos a eles:

1- A Janela Secreta (Secret Window) - 2004

Alguém já tinha me dito que esse filme era um filme bom e inteligente. Então, foi logo minha primeira opção. Esse também é o primeiro filme baseado num livro de Stephen King, que eu assisto. A sinopse é:

"Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio."

O filme é um filme realmente intrigante, com uma ótima dose de suspense. Apesar de eu ter previsto o plot twist do final, não tinha muita certeza nisso. Mesmo assim, as cenas finais são surpreendente e, muito boas. É quando vemos que tudo faz sentido. No decorrer do filme, temos um ótimo suspense, graças principalmente às atuações de Johnny Depp e John Turturo, além da trilha sonora, que nos deixa mais nervoso que estaríamos sem ela. Além disso, é uma prova para aqueles que falam que Depp só interpreta um papel.

Resumindo, é um ótimo filme com atuações ótimas e um final muito inteligente.

Nota: 9,0

2- Do Inferno (From Hell) - 2001

Desde que foi mencionado no meu curso de inglês, fiquei muito interessado nesse filme, graças à menção histórica que tinha. Então, após ver o primeiro filme, sabia que o próximo só podia ser esse. A sinopse é:

"Na era Vitoriana de Londres, um problemático detetive de policia e clarividente investiga os assassinatos de prostitutas causados por Jack, o Estripador."

Essa sinopse é bem resumida, afinal, temos no filme toda a relação das prostituas, além do surgimento do romance de Depp com uma delas e, várias outras sub-tramas. O início até o meio são as melhores parte do filme, onde somos envolto na vida do investigador, que junto com o sargento (Robbie Coltrane), investiga os assassinatos, enquanto eles continuam ocorrendo. O que eu realmente mais gostei são as cenas das investigações, onde há um clima de mistério. Clima esse que só me deixou mais interessado quando vemos que há um envolvimento da maçonaria, e temos um leve dislumbre illuminati (quando o olho que tudo vê rapidamente aparece).

O final, apesar de muito intrigante, pra mim, deixou a desejar. Depois que ficamos sabendo quem é o assassino (que eu também previ), meio que perde a graça. Além disso, o filme também contraria o fato histórico. Afinal, ninguém nunca capturou ou prendeu Jack, o Estripador. Apesar dessa diferença, os assassinatos são bem fiéis aos registros históricos, além das cartas* enviadas pelo assassino. 

Destaque também para as ótimas atuações de Jason Flemyng e Ian Holm.

*Uma dessas cartas, é intitulada "From Hell". Ela é que dá o nome ao filme.

Nota: 8,8

3- O Último Portal (The Ninth Gate) - 1999

O último filme foi escolhido ao acaso por mim. Já que os dois filmes anteriores tinham uma temática mais sombria, escolhi esse por também apresentar tal temática. Além disso, a sinopse me pareceu bem interessante. Deem uma olhada nela:

"Um especialista em livros raros, enquanto procurando as duas últimas cópias de um livro que dizem, foi co-escrito pelo próprio Satanás, é posto em uma conspiração com tons sobrenaturais"

Quando eu li, parecia que eu ia ver o melhor dos três filmes. Errei feio, errei rude. O terceiro e último filme da lista foi o pior entre eles. O começo do filme é até bom, quando ainda estamos sendo apresentados a trama. Então, vão acontecendo várias coisas que criam uma confusão desnecessária, além de ficar muito chato. E, além de chato, fica totalmente maluco. O filme apresenta várias cenas toscas, com uma ação muito ruim, trilha sonora bastante ruim, e uma mulher voando à "O Tigre e o Dragão". Mas, ainda assim, existem boas cenas, principalmente quando ele está investigando os livros, comparando as assinaturas e, etc. Mas, mesmo assim, não salva o filme de um final tremendamente estranho e, na minha opinião, sem sentido. Além de muito demorado, o filme contém uns efeitos especiais bem ruins, como por exemplo em algumas cenas de incêndio. Foram poucos filmes que eu vi com um fogo tão ruim quanto esse. Além disso, tem umas cenas com o uso de chroma key totalmente horrível,  quando por exemplo ele está dirigindo. 

O filme poderia ter sido muito melhor se explorasse mais a religiosidade e o lado negro dos livros, etc. Apesar das mortes que ocorrem por causa do livro, não chega a passar um suspense ou medo. Mas, apesar de todas as partes ruins, o filme conta com ótimas atuações.

Nota: 7,2

Próximo ator do 3 filmes: Geoffrey Rush

0 comentários:

Postar um comentário